Toda empresa comprometida com a satisfação do consumidor, sabe que o bom atendimento e recepção são peças essenciais para garantir o retorno e a fidelização do cliente. Sabendo disso, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), ofereceu o curso de Recepcionista (160h), modalidade pertencente ao Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (PSG/Senac).
O curso foi disponibilizado em duas turmas – manhã e tarde, ministradas desde o mês maio, e finalizadas nesta terça-feira, 03, no Centro da Juventude de Aracaju, localizado no Bairro Farolândia. O encerramento contou com a presença da presidente da Fundat, Gláucia Guerra, e do gestor da Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), Carlos Eloy.
De acordo com Gláucia, a profissão de recepcionista possibilita uma ampla atuação no mercado de trabalho. “Vocês podem estar na recepção, trabalhar junto com a secretária ou recepcionando em eventos”, afirma a presidente, parabenizando-as pela atuação no evento promovido pela Fundat para os servidores. “Elas atuaram com brilhantismo como se já fossem profissionais, então continuem se qualificando, porque vocês souberam aproveitar essa oportunidade de capacitação gratuita”, relata a presidente, orgulhosa de vê-las colocando em prática o aprendizado adquirido.
Carlos Eloy acredita que, mesmo com o campo profissional cada vez mais difícil e escasso, sempre há espaço para aqueles que buscam alcançar destaque na área em que deseja atuar. “A qualificação é o caminho, e este é mais um desafio que vocês terminaram, não parem por aqui, estejam sempre estudando e sempre atentas”, ressalta o secretário.
Aprendizagem completa
Além de aprender sobre as técnicas ligadas à correta forma de recepcionar, as alunas também tiveram noções básicas de inglês. “Elas aprenderam a se apresentar, a dar e pedir informações comuns em inglês, no início elas não tinham confiança em si próprias, não acreditavam que poderiam aprender o idioma, principalmente em um curto tempo”, revela o instrutor do curso de Inglês Básico, Jaguaracy Nascimento.
A aluna Alexsandra Oliveira, de 26 anos, conta que decidiu participar do curso, por conta da necessidade de investir em novos conhecimentos, importantes para a construção de uma carreira profissional. “A minha trajetória no curso foi bastante produtiva, eu aprendi muito com os professores e com os colegas, e estou levando bastante coisa importante, e pretendo fazer novos cursos pelo Senac e pela Fundat”, diz Alexsandra.
Após finalizar o curso, a aluna Glaucy Trindade, de 25 anos, sente-se preparada para encarar o desafio de conquistar uma vaga de emprego. “Foi maravilhosa a experiência, os professores são nota dez, maravilhosos e gostam de incentivar o aluno”, comenta a aluna, almejando trabalhar como recepcionista. “Quero tentar emprego na área para ver se eu consigo alguma coisa, se eu não conseguir, eu tento em outro ramo, vou fazendo outros cursos, o que eu não gosto de jeito nenhum é de ficar parada”, finaliza.