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Autônomo Digital: 7 lições que toda pessoa deve saber antes de se tornar autônomo

Pelo fato de um profissional autônomo ter, normalmente, total controle do quanto pode ser produtivo, dos seus horários e de sua rotina, é muito importante que alguns cuidados sejam tomados. Isso vai ajudar a deixar as contas sempre em dia,

Ser um profissional autônomo, sem ter chefe e horários rígidos, parece algo muito atrativo principalmente em tempos de crise, quando as vagas do trabalho formal estão mais escassas. Mesmo para quem já tem um emprego fixo ter uma renda extra com um trabalho autônomo pode ser muito vantajoso e garantir o fim das contas no vermelho.

Ganhar a vida e pagar as contas por meio de um trabalho autônomo precisa de muita disciplina, porém, para ter sucesso no seu ramo, é preciso ter um certo controle e sabedoria em diferentes áreas além da sua.

Prestar atenção em coisas, como planejamento financeiro, fazer marketing pessoal, captar clientes de forma eficiente e tirar um tempo para dar folga à mente, são algumas das principais ações para ter mais sucesso fazendo trabalho autônomo.

Além desses fatores, separamos, neste post, mais três dicas para alcançar o sucesso enquanto profissional autônomo. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!

1. Planeje-se financeiramente

Pelo fato de um profissional autônomo ter, normalmente, total controle do quanto pode ser produtivo, dos seus horários e de sua rotina, é muito importante que alguns cuidados sejam tomados. Isso vai ajudar a deixar as contas sempre em dia, evitando facilmente algumas dores de cabeça que podem aparecer. Veja a seguir.

Para curto prazo

Deixe seus gastos fixos — como IPTU e IPVA — e férias planejadas desde o início do ano para já ter ideia de quando você vai poder descansar e saber qual será o mínimo de despesas obrigatórias ao longo dos 365 dias.

Outra dica importante é não misturar as suas finanças pessoais com as profissionais. Portanto, o essencial é usar contas bancárias separadas, pois, afinal, são duas áreas totalmente diferentes da sua vida, com gastos e ganhos distintos.

Para médio prazo:

Tenha um fundo de reserva, pois o dinheiro que entra mês a mês pode variar e, com gastos fixos, um período de bonança pode cobrir aquele que não vai tão bem assim.

Para longo prazo:

Pense na sua aposentadoria! Seja contribuindo mensalmente com o INSS ou por meio de investimentos e previdência privada, separe um dinheirinho para quando você estiver mais velho e achar que deve descansar para valer e parar de trabalhar.

2. Invista em marketing digital

Não é mais novidade que a internet é um ótimo meio para divulgar seu trabalho, não é? Dessa forma, investir em ações de marketing digital pode ser uma ótima ideia para que as pessoas tenham conhecimento daquilo que você faz, aumentando bastante as suas chances se vender melhor.

Uma das melhores coisas nesse ramo é que você consegue regular o valor de todas as ações de acordo com o seu bolso. Para configurar cada anúncio, monitorar as mídias sociais e investir em mais ações, você pode contratar uma agência especializada no assunto ou se capacitar por meio de cursos online — com isso, você terá mais controle de como cada ação traz resultado.

3. Faça uma captação de clientes eficiente

Negócio nenhum sobrevive sem clientes, concorda? Eles são determinantes para aumentar o seu faturamento — assim como a falta deles define a diminuição de sua renda também. Assim, além de falar sobre o seu trabalho com os seus amigos, procure pelos amigos deles, deixe cartões em locais que seu público frequenta e peça para que indiquem o seu serviço para outras pessoas.

Outra dica ainda dentro desse assunto é fidelizar seu cliente após captá-lo, afinal, ter uma cartela de consumidores frequentes é o que realmente vai mover o seu negócio. Assim, você deve adotar estratégias para manter um bom relacionamento com eles, como tirar dúvidas após a compra do produto/serviço e se mostrar disposto a resolver eventuais problemas com agilidade.

Além disso, você pode oferece preços promocionais para esses clientes ou condições de pagamento especiais, pois todas as ações demonstram quão importante aquele consumidor é para você e o tanto que você reconhece isso.

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4. Tenha parcerias com empresas confiáveis

Se o tipo de trabalho autônomo que você faz é o de revenda de produtos, por exemplo, é essencial que você procure fazer parcerias com empresas que sejam confiáveis e que ofereçam peças que você compraria para uso pessoal.

É extremamente importante que você acredite nas soluções que você revende e que realmente recomende os produtos. Dessa forma, você mostra para os clientes que sabe o que faz e que está oferecendo algo de qualidade a eles.

5. Realize cursos além dos de sua área de trabalho autônomo

Fazer cursos diversos é extremamente benéfico para o negócio de um autônomo, independentemente da área em que se está atuando. Isso porque você precisa se atualizar em várias áreas — como vendas, marketing e finanças — para tocar o negócio.

Alguns desses cursos, como os de marketing, podem ser feitos online, como dissemos, e outros são oferecidos em feiras de empreendedores produzidas em parceria com os governos estaduais. Tenha em mente que todo o tempo, esforço e dedicação a esses cursos trarão retorno financeiro para seu empreendimento.

6. Gerencie bem o seu tempo

Uma das coisas mais difíceis com o trabalho autônomo é saber ter disciplina com o seu tempo disponível. Isso porque não existe a pressão de um chefe nos cobrando produção e controlando todas as possíveis distrações que podemos ter ao longo do dia.

Quando você é seu próprio chefe e não tem esse horário controlado por outra pessoa, é muito importante que você crie sua própria rotina e até faça algumas listas para visualizar tudo o que você precisa fazer no dia. Comporte-se como se trabalhasse para outra pessoa e se organize, caso contrário, você terá resultados pouco satisfatórios com o seu trabalho.

Se você achar que não consegue ter disciplina dentro de casa, se achar que é necessário, pode ser uma boa sair por alguns dias para trabalhar em algum café, casa de amigo também autônomo ou espaço de coworking.

7. Tire um tempinho para você

Como falamos brevemente no primeiro tópico, é muito importante para o sucesso do seu negócio que você tire um tempinho para descansar, saindo de férias mais longuinhas ou mesmo uma curta, de uma semana, por exemplo.

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É importante que durante esse tempo você não se sinta culpado pela “falta de produtividade”, porque a nossa mente também precisa desse descanso para conseguir produzir novas ideias. Assim, inclua ao longo do ano pequenos espaços de tempo para você se desligar do trabalho e praticar algum hobby e curtir a sua família.

No entanto, ingressar no mercado freelancer e gerenciar a própria atividade profissional não é tão simples assim. Como tudo na vida, é preciso buscar conhecimento e reunir o máximo de informações possível para se preparar, superar todos os desafios e aumentar as chances de ter sucesso nesse novo caminho.

Ser um profissional autônomo, sem ter chefe e horários rígidos, parece algo muito atrativo principalmente em tempos de crise, quando as vagas do trabalho formal estão mais escassas. Mesmo para quem já tem um emprego fixo ter uma renda extra com um trabalho autônomo pode ser muito vantajoso e garantir o fim das contas no vermelho.

Por isso, confira as 7 lições que toda pessoa deve saber antes de se tornar autônomo e seja um profissional de sucesso!

1 – Separe as contas de Pessoa Jurídica e Pessoa Física

Mesmo que a organização não seja o seu ponto forte, ter o mínimo de planejamento financeiro é fundamental para quem deseja ser autônomo. E um dos erros mais comuns dos empreendedores é misturar as contas do seu trabalho como autônomo (Pessoa Jurídica) com as contas pessoais (Pessoa Física). Para não cair nesse erro, procure anotar detalhadamente em uma planilha todas as suas despesas e ganhos com o seu trabalho e em outra os gastos pessoais. Se as contas estiverem misturadas, você corre o risco de nem saber quanto realmente está faturando com o seu trabalho autônomo.

2 – Prepare-se para trabalhar muito mais

Quem pensa que não ter chefe nem horário fixo para cumprir significa trabalhar menos, está muito enganado. Apesar de muitas vezes poder ter uma agenda mais flexível, é importante lembrar que você será responsável por todas as etapas do trabalho, como atendimento ao cliente, prestação do serviço, fluxo financeiro, pagamento de contas, entre outras tarefas.

3 – Pesquise para saber do que o mercado precisa

Antes de começar o trabalho, vale a pena investir um bom tempo pesquisando quais as reais necessidades do seu mercado, ou seja, quais os produtos ou serviços que as pessoas estejam precisando e que não há grande oferta de concorrentes.

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4 – Invista no marketing pessoal

Mesmo que você seja tímido, divulgar o seu trabalho será fundamental. Hoje em dia, com a internet e as redes sociais ficou muito mais fácil estabelecer relacionamentos com possíveis clientes ou parceiros. Para quem ainda não sabe como fazer o marketing pessoal, sugerimos algumas dicas importantes em nosso Blog.

5 – Estabeleça uma rotina com organização

Como muitas vezes você poderá trabalhar em casa mesmo, será fácil cair na tentação de se deixar levar com as diferentes tarefas diárias. Por isso, tenha uma agenda e marque todos os seus compromissos, estabelecendo uma rotina. Com organização, a produtividade será muito maior.

6 – Reflita sobre o chefe que gostaria de ser

Você pode começar a trabalhar sozinho, mas seu negócio poderá crescer e você terá colaboradores. Por isso, reflita sobre qual chefe gostaria de ser. Além disso, não esqueça que você é chefe de si mesmo, por isso busque o equilíbrio, não seja “bonzinho” demais nem tão exigente a ponto de adoecer.

7 – Trabalhe o seu lado emocional e tenha perseverança

Não ter estabilidade financeira, não sabendo quanto vai ganhar no mês e passar por momentos de baixo faturamento pode levar você a crises de ansiedade e desespero. Por isso, prepare-se para não querer desistir na primeira adversidade e desenvolva a inteligência emocional para empreender. Foque na superação dos desafios, em conquistar os seus clientes e no seu objetivo profissional.

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